Entidades da CIM - Região de Coimbra

Câmara Municipal da Figueira da Foz

Concelho
A Figueira da Foz é uma das mais famosas estâncias balneares do país inserida na região centro do país e na sub-região do Baixo Mondego, onde este desagua no Oceano Atlântico.

Habitualmente designada como Rainha da Costa de Prata, goza de uma situação geográfica privilegiada, estando situada a 180 km de Lisboa, 120 km do Porto e a 40 km de Coimbra.

O município da Figueira da Foz tem 379,06 km² de área ao longo de 18 freguesias, contando com cerca de 63000 habitantes. O município é limitado a norte pelo município de Cantanhede, a leste por Montemor-o-Velho e Soure, a sul por Pombal e a oeste pelo Oceano Atlântico.

Turismo/Gastronomia/Lazer
A luminosidade e resplandecência da Figueira da Foz de séculos volvidos mantêm-se e a Rainha da Costa de Prata faz parte do imaginário colectivo dos turistas que por ela passam. Com 4 km de praias de areia fina e dourada, o sol e o mar representa o grande atractivo turístico do concelho, reunindo um conjunto de características essenciais a umas férias repousantes, divertidas e agradáveis.

A Figueira da Foz é uma cidade acolhedora e segura, que encerra em si a capacidade de receber turistas dos 8 aos 80, mantendo uma forte componente de animação e tradição todo o ano, destacando-se os grandes eventos como a Passagem de Ano, o Carnaval, as Festas da Cidade e as festividades do seu padroeiro São João.

A gastronomia representa igualmente um marco incontornável da cidade, possuindo um conjunto de especialidades que representam a identidade da região, nomeadamente: a Sopa de Peixe da Figueira, Camarão da Costa da Figueira, Petinga de Frigideira, Arroz de Sardinha e a Raia de Pitau. A par das especialidades com origem marítima, a doçaria é igualmente famosa, tendo nas Brisas da Figueira o seu expoente máximo.

A imagem paradisíaca da marginal oceânica e da Praia da Claridade, dois dos ex-líbris do património natural, são locais perfeitos para actividades em família, são vários os desportos que se podem praticar: jogging, patins, bicicleta, basquetebol, futebol, não esquecendo as criativas construções de areia.

A cidade privilegia igualmente espaços verdes harmoniosos que convidam a agradáveis passeios, é o caso do Parque das Abadias, da zona ribeirinha, da Serra da Boa Viagem e das Lagoas de Quiaios e do Bom Sucesso.

A Figueira da Foz possui ainda alguns dos melhores spots para a prática dos desportos de onda sendo sobejamente conhecida pela fantástica "direita" de Buarcos. O Surf e o Bodyboard são os desportos de eleição e aqui destacam-se as praias do Cabedelo e a Murtinheira, reconhecidas mundialmente pelos praticantes.

Cultura

Da Figueira da Foz os turistas levam inúmeras recordações do património cultural e dos atractivos de visita obrigatória, como a Casa do Paço, o Palácio Sotto-Mayor, o Forte de Stª Catarina, a Fortaleza de Buarcos, o Museu Municipal Dr. Santos Rocha, o Núcleo Museológico do Mar, o Casino da Figueira ou o Centro de Artes e Espectáculos, pólo de dinamização da cultura e do espectáculo, dispõe de inúmeras salas de exposições, assim como de uma sala para grandes espectáculos com capacidade para 800 pessoas. A agenda trimestral publicada pelo Município permite ir acompanhando a programação de cada um dos equipamentos culturais.

Indústria

A Figueira da Foz é o mais importante centro industrial da região, contando com um conjunto muito significativo de unidades do sector transformador nas mais diversos sectores (papel, celulose, moldes, vidro, indústria alimentar, etc). Muitas das unidades existentes aproveitam a zona industrial existente na margem esquerda do rio, encontrando-se em vias de arranque uma outra zona empresarial na zona norte do concelho (Pincho). Registam-se também as boas ligações rodoviárias existentes – o A8/A17 atravessa o concelho – bem como a capacidade de recepção e expedição de mercadorias e matérias-primas que é proporcionada pelo porto da Figueira da Foz.  

Economia do Mar

A situação geográfica da Figueira da Foz junto ao mar tornou-a especialmente apta para acolher um elenco de actividades económicas directamente relacionadas com o mar e que se constituem hoje num dos mais promissores vectores de desenvolvimento da cidade e de todo o concelho. Esse vasto conjunto de complementaridades integra actividades como a pesca, a actividade portuária, a cultura e transformação de pescado bem como aquelas que se configuram como actividades de lazer que aproveitam o suporte marítimo como o surf, o bodyboard ou a vela de recreio.