Entidades da CIM - Região de Coimbra

Câmara Municipal de Soure

O Concelho de Soure pertence ao distrito de Coimbra e tem por limites, a Norte o Concelho de Montemor-o-Velho; a Nascente, os Concelhos de Condeixa-a-Nova e Penela; a Sul, os Concelhos de Pombal e Ansião, e a Oeste o Concelho de Figueira da Foz. É parte integrante do agrupamento de concelhos da sub-região denominada de Região de Coimbra.

Tem uma área total de 265,1 km2 e uma população de, sensivelmente, 21 mil habitantes. Está dividido administrativamente em doze freguesias.

Geograficamente o Concelho de Soure apresenta duas zonas com características bem diferenciadas:

A zona Serrana, que integra a sub-região de Sicó é constituída pelas Freguesias de Tapéus, Degracias e Pombalinho. A produção de queijo de qualidade continua a ser uma das actividades características. De referir também, o funcionamento de unidades de extracção de calcário e uma unidade industrial de torrefacção de frutos secos.

O resto do concelho, mais plano, dominado pelas bacias de aluvião dos rios Anços, Arunca e Pranto, com maior riqueza de solo e uma maior proximidade dos principais eixos de comunicação da região e do país, naturalmente, tem apresentado um maior índice de desenvolvimento, assente num quadro diversificado de actividades no plano sectorial.

O Concelho de Soure é rico em associativismo, designadamente nos âmbitos, cultural (grupos de folclore, de teatro, filarmónicas, escolas de música e tunas), desportivo e de acção social. A Câmara Municipal de Soure tem vindo a consolidar uma política integrada e diversificada de apoios, sempre com dimensão concelhia, opção assumidamente descentralizadora que se tem revelado como um dos vectores mais relevantes na realização efectiva de um investimento público intenso, espacial e funcionalmente equilibrado, estratégia considerada como única e mesmo imperativa, quando o que está em causa é que se continue a fazer de Soure um Concelho cada vez mais atractivo, onde todos se possam sentir cada vez melhor.