Entidades da CIM - Região de Coimbra

Câmara Municipal de Penela

Situada entre Coimbra e Tomar, em plena artéria rodoviária que liga a Lusa Atenas ao burgo banhado pelo rio Nabão, e a cerca de três dezenas de quilómetros da primeira, surge a vila de Penela, situada na encosta poente de um monte entre as cotas 230 e 290 metros, local preciso da Torre de Menagem do Velho Castelo, ex-libris da monumentalidade do concelho.

Produtos endógenos

Queijo Rabaçal

Por aqui nasce um dos melhores Queijos de Portugal - QUEIJO RABAÇAL. O peso não chega a meio quilo. A cor é amarelada. O odor é excelente. O gosto é inesquecível. Há quem o prefira fresco, mas é seco, com cura de três a quatro semanas que este queijo se torna magnífico.

É um produto lácteo de mistura, com sabor intenso e limpo, de pasta semi-dura, mestiço de pequenos ruminantes, sendo o único, dentro dos seus congéneres, que tem uma percentagem variável que vai de uma a duas partes de ovelha e uma parte de cabra.

APRORABAÇAL- Associação de Produtores do Rabaçal

Mel

Pelas verdejantes encostas das serras a nascente do concelho, descobre-se o inigualável e tão apreciado MEL da região. É na Serra do Espinhal que o mel tem a sua maior expressão, sendo também a Freguesia do Espinhal, a única representante do concelho do Mel DOP Serra da Lousã.

SERRAMEL
Associação de Apicultores da Serra do Espinhal, 3230-078 Espinhal

Vinho

Nos vinhedos implementados na zona noroeste do concelho, freguesia de Podentes e São Miguel, sobressai o cultivo da vinha a que se associa a produção de vinho. Estes contribuem para a produção do vinho regional Beiras e do vinho espumante, com indicação geográfica Beiras. Estes vinhos além de serem produzidos, são protegidos na sub-região Terras de Sicó. Estas actividades continuam a desempenhar um papel significativo nos rendimentos de muitos dos habitantes, testemunhado com a maior representação de vitivinicultores – engarrafadores da referida sub-região. Comprovando-se assim e, mais uma vez, a vitalidade do espaço rural de Penela.

VINISICÓ
Associação de Vitivinicultores da Adsicó, Alfafar - Penela, Tef./Fax 239 569 001, Email: regionalbeiras@iol.pt"

Noz

Um outro produto - a noz - homenageada com uma grande Feira e Feriado Municipal, a 29 de Setembro, é uma referência no concelho, fazendo parte da identidade penelense. Podia bem ser uma alternativa ao ditado popular, dizer que Deus dá nozes devido à sua riqueza nutricional, dado o valor que este fruto acrescenta à alimentação saudável. Ano após ano, toneladas e toneladas de nozes fazem as delícias de visitantes aos milhares, que não deixam de as comprar e assim poderem recordar a Feira de São Miguel, em Penela.

Cestas de Vime

A actividade artesanal e económica, de reconhecido valor cultural e social, que assenta na produção de bens de valor artístico, utilitário e de raiz tradicional está bem presente no concelho. Penela dispõe de um inestimável património de actividades artesanais. Essa riqueza está patente na variedade e qualidade das obras produzidas pelos nossos artesãos de vime e de mobiliário de corda.