Entidades da CIM - Região de Coimbra

Câmara Municipal de Tábua

Segundo Pinto Leal de Barbosa, o topónimo Tábua, provém de uma ponte de madeira que havia sobre o Rio Mondego. No final do Sec. XIX, esta mesma ponte, estava substituída por  outra de cantaria lavrada, com cinco arcos, hoje submersa pelas águas da albufeira  da barragem da Aguieira.

Tábua e Midões são duas das terras do Concelho que o passado brindou com lindíssimos palacetes, quintas, pelourinhos seculares e igrejas, repletas de preciosidades. 

Tábua existe com heranças do seu brilhante passado: o antigo edifício da Câmara e do Tribunal, a capela do Senhor dos Milagres, com planta octogonal e datada do Sec. XVII e a casa Museu Sarah Beirão. 

Midões, por seu lado, encanta com o requinte e a imponência do Palácio e Quinta do Esporão; com a fidalguia do solar Manuel Rosado, com a originalidade do Palacete de Midões, bem decorado pelas estátuas das quatro estações e com a altivez da sua Igreja Matriz.

Vila Nova de Oliveirinha com o seu conjunto arquitectónico do princípio do século e a presença do arquitecto Raúl Lino constitui também, um dos tesouros deste concelho, onde apetece descansar e contemplar. 

Toda a zona abrangida pelo Concelho de Tábua, é de características de uma raridade para o paladar, são os sabores do Queijo da serra, do Bucho à moda de Tábua, da conhecida “Tibornada ou “Lagarada” feita geralmente nos lagares de azeite na época da azeitona, do vinho do Dão das Quintas Borges e Irmão no lugar do Espadanal, Freguesia de Ázere e o da Quinta Grande no lugar de Lameiras, freguesia de Vila Nova de Oliveirinha, do Chouriço Doce, da Tijelada ou o caseiro Doce de Abóbora. 

Com um solo fértil, a população dedica-se essencialmente a uma agricultura de subsistência, sendo os pomares, o milho, a vinha e a azeitona as suas principais culturas.

Fonte: www.cm-tabua.pt